Área do Associado

Botão para acessar Boa Vista SCPC
26/08/2021

Semana Brasil começa em setembro em todo país.

Empresas de todo o país começam a se programar para a Semana Brasil

 

Pelo terceiro ano consecutivo, o varejo brasileiro se movimenta para a Semana Brasil, ação promocional para estimular o crescimento de vendas por meio da retomada segura e responsável das atividades econômicas. Promovida pelo Governo Federal e em parceria com várias entidades ligadas a economia, a campanha, que será realizada entre os próximos dias 3 e 19 de setembro, já conta com ações de empresários de todo o estado de São Paulo.

Com o avanço da vacinação e as medidas restritivas mais flexibilizadas, as perspectivas para essa edição são positivas em relação ao ano anterior, onde o empresário viveu grandes turbulências em relação ao fechamento do comércio para empresas consideradas Não Essenciais.  Há expectativa de crescimento nas vendas em 2021 são as melhores possíveis, pois com a circulação de pessoas e a volta da normalização do horário comercial ajuda nesta retomada da economia local, segundo Vicente Paulo Vieira Junior, presidente da Associação Comercial Industrial de Ituverava (ACII). 

Além da melhora dos índices de confiança, há diversas pesquisas que apontam a vontade das pessoas de consumir, esses dados apresentam um comportamento do consumidor que já tinha se manifestado positivamente no Dia dos Pais e que ainda continua prevalecendo em grande parte dos consumidores brasileiros. As pesquisas apontam que o ticket de compra neste período ainda continua baixo e cauteloso, nesta hora a criatividade das empresas e as facilidades de pagamento serão um ponto importantes para estimular a venda para esse período. Um dos efeitos da pandemia são as análises de preços e as formas de pagamento facilitadas de cada empresa, isso vai ter um peso ao definir onde o consumidor vai realizar sua compra e podem até gastar um pouco mais do previsto caso as condições sejam favoráveis para ele. Nesta hora a estratégia da empresa é fundamental para que o consumidor veja a mesma como uma grande oportunidade de se fazer negócios, a Semana Brasil traz essa oportunidade de vitrine para as empresas apresentarem seus produtos e suas condições de pagamento e vantagens.

Em 2020, mesmo com a pandemia, as vendas no e-commerce cresceram na semana promocional em comparação ao ano de 2019, pois a ferramenta foi muito utilizada no período de fechamento do comércio na pandemia. A campanha ajudou a puxar o movimento do varejo paulista na 1ª quinzena de setembro, que poderia ser melhor sem as condições restritivas impostas ao comerciante devido a pandemia. Para esta edição, porém, acreditasse que os números serão positivos pois é necessário trabalhar a data para gerar novas oportunidades de negócios entre as empresas e consumidores, proporcionando uma experiência positiva ao consumidor para que a data seja realmente carimbada em nosso calendário nacional.  A ideia da Semana Brasil é estimular o crescimento do varejo, através da retomada segura e responsável da economia e dos empregos.  

FONTE: ACI Ituverava