Área do Associado

Botão para acessar Boa Vista SCPC
21/01/2024

Empresa associada à ACII destaca importância do eSocial.

A Duarte Engenharia oferece desconto aos associados da entidade

 

O presidente da Associação Comercial Industrial de Ituverava (ACII), Vicente Paulo Vieira Junior, juntamente com o vice-presidente, Rauno Luis Lupoli, receberam nesta semana na sede da entidade o engenheiro de segurança do trabalho, Alexandre Duarte, proprietário da empresa Duarte Engenharia, nova associada e parceira da ACII. A Duarte Engenharia é uma empresa especializada em Consultoria e Assessoria em Saúde e Segurança do Trabalho, e oferece soluções na área para empresas de diversos segmentos. Atuando há três anos, a empresa Duarte Engenharia vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, oferecendo soluções na área com foco em resultados e segurança jurídica para as empresas.

O proprietário da empresa Duarte Engenharia, Alexandre Duarte, fala da importância da parceria com a Associação Comercial e Industrial de Ituverava, e das vantagens oferecidas aos empresários associados da entidade: “Gostaria de parabenizar a Associação Comercial Industrial de Ituverava pelo comprometimento com seus associados (PJ) em trazer parceiros que queiram agregar valor e entregar um serviço de qualidade. Possuímos uma estrutura única e completa, que vai desde a elaboração dos documentos até os exames ocupacionais dos trabalhadores, garantindo total segurança e confiabilidade das informações para as empresas associadas. Nunca se falou tanto em Saúde e Segurança do Trabalho (SST) como nos últimos dois anos. Somos os olhos da empresa na área, e a parceria com a ACII vem de encontro a esse compromisso, de oferecer o melhor benefício ao empresário de Ituverava, além do atendimento humanizado que hoje faz toda a diferença no mercado atual."

Sobre o eSocial, Alexandre Duarte recomenda que as empresas não corram riscos, pois as notificações podem vir a qualquer momento.“Quem irá fiscalizar o envio das informações pelo eSocial é a Receita Federal, esse é o primeiro ponto. Atualmente o sistema é unificado, um simples rastreamento das informações pode gerar notificações e gerar multas para as empresas. Não podemos mais cruzar os braços e pagarmos para ver o que vai ocorrer! Por exemplo, em 2019 a Receita Federal notificou mais de 6.000 postos revendedores de combustível por não recolherem a alíquota do Financiamento da Aposentadoria Especial para seus frentistas no ano de 2016 (3 anos antes), por conta da exposição ao agente nocivo benzeno. A notificação já veio acompanhada com o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) corrigido até o mês da notificação, e com prazo para o pagamento, sob pena de multa que podia chegar a 225% do valor cobrado. Portanto, a cobrança pode vir a qualquer momento. Pode não vir neste início, mas um dia vai vir! E aí eu lhes pergunto, vale a pena cruzar os braços e esperar?”

O engenheiro também faz um alerta sobre a contratação de empresas e profissionais que não retratam a realidade das empresas. “Com a obrigatoriedade do eSocial, o mercado expandiu de uma forma exponencial, o que gerou um aumento agressivo de empresas oferecendo este tipo de trabalho. Todavia, é sempre bom lembrar que quantidade não é sinônimo de qualidade. As empresas necessitam de profissionais altamente qualificados para gerirem as informações que são transmitidas para o Governo. De nada adianta a empresa transmitir as informações, se elas não condizem com a sua realidade. Informações erradas podem gerar novos tributos e multas. Os bons profissionais vão até a empresa, coletam as informações das atividades de acordo com o que cada cargo executa, acompanha as movimentações, acompanha a periodicidade dos exames ocupacionais". destaca o engenheiro. 

Para o presidente da ACII, destaca a importância do sistema do eSocial para a classe empresarial quanto para o trabalhador. "Podemos dizer que o eSocial é um grande sistema de registro elaborado pelo governo federal para facilitar a administração de informações relativas aos trabalhadores de forma padronizada e simplificada, sendo assim todas as informações coletadas e alimentadas no sistema cria um banco de dados compondo informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. Essa plataforma digital unifica a comunicação entre empregadores e o governo, em termos do envio de informações relativas aos colaboradores, incluindo pagamentos de INSS, FGTS, auxílio-doença, Informações Trabalhistas, Fiscais, Previdenciárias entre outros. É importante destacar a dificuldade de colaboradores que sofrem algum tipo de acidente de trabalho e precisam recorrer aos auxílios de direito, porém muitos acabam não conseguindo por ficarem enrolados com a burocracia, por falta de documentos, erros nas informações e outros. Com o eSocial, todas as informações previdenciárias e trabalhistas estão centralizadas em um único lugar, facilitando a consulta dos órgãos competentes que irão precisar dessas informações para o processamento previdenciário junto ao auxílio ao trabalhador. O eSocial é uma segurança para a classe empresarial, pois, com as informações sendo enviadas corretamente dos trabalhadores através de uma empresa competente, fortalece juridicamente as responsabilidades cumpridas entre empresa e trabalhador, dando assim respaldo a ambos em futuras ações trabalhistas que possam acontecer em uma demissão. O eSocial permite que as informações enviadas ao Governo pelas empresas estejam disponíveis também para o trabalhador, que poderá acessá-las através da página Meu INSS, da Previdência Social. Essa informação em tempo real não existia até então. O trabalhador obtinha as informações somente quando ele solicitava à empresa, e muitas empresas ainda enfrentam problemas com essa falta de informações. De fato, o eSocial veio unificar informações e ajudar tanto empresa quanto colaboradores, sendo hoje informações fundamentais da vida da empresa, por isso ressaltamos a importância de se ter uma empresa competente dando esse suporte às empresas de Ituverava como a nossa parceira, Duarte Engenharia." ressalta o presidente da ACII.

 

Duarte Engenharia Assessoria em Saúde e Segurança do Trabalho
Solicite uma visita pelo telefone
(16) 98213-8836     

 

FONTE: ACI de Ituverava