Consumidores pretendem ir às compras nesta Páscoa.
Em 2022, 34% tinham a intenção de compra em 2023 chega a 63%
Pesquisa da empresa de inteligência analítica Boa Vista SCPC, feita entre consumidores a nível nacional, constatou que 80% dos consumidores têm o hábito de comprar em ao menos uma das datas comemorativas do varejo durante o ano, sendo que (37%) consomem na maioria das datas. Para a Páscoa, (63%) dos consumidores pretendem fazer compras (eram 34%) em 2022. Na comparação ano contra ano, houve um aumento de (29) pontos percentuais entre os consumidores que tinham a intenção de ir às compras em 2022 e os que pretendem ir às compras na Páscoa deste ano. Os que não farão compras na data somam (37%). A Boa Vista SCPC também perguntou qual a expectativa dos consumidores recorrerem a linhas de crédito para ampliar o consumo na Páscoa, (52%) não o farão e outros (25%) responderam que, provavelmente, não o fariam isso. Os demais, (23%) farão e, entre esse grupo, (25%) farão com intuito de pagar dívidas já existentes e outros compromissos financeiros, além das contas de supermercado. O aumento na parcela de consumidores que vão às compras em 2023 se deve à melhora observada nos números do mercado de trabalho ao longo do último ano, já que a taxa de desemprego caiu e a renda melhorou. É também provável que os consumidores que pretendem recorrer ao crédito na data pertençam ao grupo daqueles que não estão pensando em ir às compras nesta Páscoa, mesmo que tivessem esse hábito. Boa parte deles estão pensando em pagar outras contas com estes recursos. Essa melhora nos números de emprego pode não ter chegado a esta parcela de consumidores, que consequentemente sentem mais de perto o impacto da inflação e juros altos e acabam priorizando não só o pagamento de outras contas, como também a compra de produtos de maior necessidade, apontam os dados da pesquisa. Mesmo diante deste cenário, de intenção de compra, mas ao mesmo tempo de preocupação, a principal pretensão de compra nesta Páscoa é de chocolates (50%), seguida por alimentos e bebidas (26%), móveis e eletrodomésticos (5%) e lazer e turismo (5%). O principal motor de decisão do consumidor no período, segundo a pesquisa, está pautado em preços e condições de pagamento, em seguida na qualidade. Mesmo para os consumidores que vão às compras, a cautela deve prevalecer, tanto que o preço dos produtos será um dos maiores critérios de decisão de compra segundo a pesquisa. A necessidade ou a utilidade dos produtos típicos na data perdeu considerável relevância de um ano para o outro e isso pode sinalizar uma mudança de hábitos importante dos consumidores, que se mostram agora mais preocupados com outras questões que não envolvem somente o consumo de produtos, mas saber mais a respeito de quem o produz, como é feito, preço e qual a forma de pagamento.
Para o executivo da Associação Comercial Industrial de Ituverava, Vitor Checchia, a pesquisa BV SCPC ajuda a entender como será o cenário das vendas de 2023 e como está o comportamento do consumidor para a data. "A Páscoa é considerada o Natal para muitas empresas que vendem chocolates em seus diversos formatos, através da pesquisa da Boa Vista SCPC conseguimos entender de fato a intenção do consumidor nesta data importante para varejo, assim com números em mãos podemos criar um cenário de boas expectativas de venda se comparados com a intenção de consumo da mesma data em 2022. A páscoa fortalecer não apenas as empresas que vendem o tradicional ovo de páscoa, mas também a venda de alimentos e bebidas, assim como a produção caseira de chocolates de ovos de páscoa, onde esses profisionais compram as barras de chocolate no comércio para confecção dos mesmo, o que fortalece os micro e pequenos empreendedores. Hoje existem várias alternativas para que o consumidor não deixe a data passar em branco, porém é fundamental saber que a qualidade do produto adquirido, o preço e a forma de pagamento vai pesar na decisão do consumidor ao escolher o presente de páscoa esse ano."
FONTE: ACI de Ituverava